Lara, a Diretora de Projetos do Politiquê? esteve no mês de fevereiro na sede de ONU em Nova Iorque. Ela foi selecionada para participar da The Youth Assembly e debater sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS, SDG ou Global Goals).

Os ODS fazem parte de um plano dos países membros das Nações Unidas adotarem e encontrarem medidas para os problemas que perpassam o mundo, sendo colocados em 17 objetivos e 163 metas, até 2030!

Por causa das ODS’s surgiu a The Youth Assembly, que visa a maior participação dos jovens no cumprimento das metas e na transformação do mundo. Ela é realizada pela Friendship Ambassadors Foundation nas Nações Unidas, em Nova Iorque duas vezes por ano – edição Winter (inverno) e Summer (verão) -, e reúne mais de 1000 jovens de 193 países que têm acesso a palestras, workshops, atividades, debates e visitas na ONU.

Vamos ver o que Lara aprendeu por lá!

Eu, Lara, no começo do ano de 2018, tive o privilégio de participar da The Youth Assembly – Winter, na qual tive contato com vários jovens transformadores sobre ações de alto impacto para alcançar as metas propostas.

Também pude entender um pouco mais sobre cada especialidade de alguns países, como comida, cultura, religião, politica, rotina, diplomacia, e o mais marcante nesse networking é perceber que mesmo com as adversidades de cada local, cada um achou uma forma de solução.

Eu pude entender e aprender sobre outras formas de solução que me impulsionaram ainda mais; pude ter contato com diplomatas e visitei a Missão Permanente do Canadá, onde aprendi sobre a rotina do diplomata, diretrizes, projetos, visão em relação as Nações Unidas; tive uma visita pela ONU, onde conheci o Conselho de Segurança, Assembleia Geral, Conselho de Economia e Finanças, entre outros.

A minha visão de mundo mudou, e me senti muito esperançosa e com mais energia de colocar os projetos que penso em prática e/ou aprimorá-los. Eu consigo enxergar mais coisas, como a importância 1) da inclusão dos espaços públicos na sociedade tendo eventos, ações e 2) do empreendedorismo social, que inova na sociedade trazendo o conceito de empresa com o fim social*.

A maior dificuldade de participar do programa é ainda o alto custo que ele tem… Porém a Delegação Brasileira está para abrir o programa de bolsa para ir a YA! Ainda não tem data marcada para a abertura da seleção para bolsa, mas é bom ficar acompanhando.

As inscrições para a edição Summer será em meados de Maio, para mais informações contate o email: inscricaoya@gmail.com e acompanhe pelo Instagram: @jovensnaonu
E você, o que achou? Está interessado em participar? Então fica de olho nos editais lançados no Summer Winter e faça sua inscrição!
 
*Sobre empreendedorismo social a ONU tem o The Resolution Project, que é a apresentação da sua empresa social para pessoas influentes. Com a aprovação em 2 fases da sua Social Venture você recebe um apoio de ONU para a realização da sua empresa. E o fantástico disso é que precisa ser rentável para que a empresa sobreviva sozinha, pois a ONU só é uma ajuda inicial para impulsionar. Você transforma de uma forma rentável e que pode se espalhar pelo o mundo!
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPerdeu a live com as novidades? A gente te conta!
Próximo artigoPolitiquê? no TEDxJoãoPessoa
Projeto Politiquê?
Somos um projeto social formado por voluntários que acreditam na educação política e na cidadania como ferramentas de transformação social. Nossa proposta é fornecer aprendizado sobre o aspecto institucional básico e sobre o funcionamento da política, e também promover valores cidadãos por meio do empreendedorismo cidadão. Nosso trabalho é voluntário e desvinculado de partidos ou de correntes ideológicas. Temos como compromisso o suprapartidarismo e a imparcialidade. Queremos oferecer uma linguagem dinâmica, acessível e de qualidade sobre os temas de política, cidadania e empreendedorismo cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA