Dá para saber em quê é gasto o dinheiro público? No final de outubro do ano passado (2015), o Politiquê? foi convidado pela Globo Nordeste para participar de uma matéria que tratava justamente de transparência na política. 

Eles aproveitaram o lançamento do novo layout do portal do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o Tome Conta, para falar sobre como o cidadão pode acessar as contas públicas. A página nova do Tome Conta tem informações sobre a aplicação dos recursos públicos no estado de Pernambuco e seus municípios, e o layout novo está super intuitivo, de um jeito que fica fácil encontrar dados e gráficos que ajudam a entender para onde vai aquele dinheiro que o estado arrecada nos impostos.

O Politiquê? foi chamado para comentar a importância de o cidadão buscar conhecimento sobre a administração dos bens públicos, e também de as agências públicas disponibilizarem esse tipo de informação.

Na prática, pra que serve esse site?

Com os dados do portal Tome Conta, você tem acesso aos recursos financeiros que entram e saem na esfera pública, e também onde esses recursos são utilizados. Quanto é gasto em funcionários? E em obras públicas? Quanto os municípios gastam em saúde e como essa despesa se traduz em um serviço de qualidade? Sim, o Tome Conta chega a detalhar a esse ponto!

É um bom instrumento para o cidadão, concorda? Afinal, o dinheiro é público e a forma como ele é usado também deve ser acessível a todos.

Como usar

O Tome Conta tem um formato bastante dinâmico e acessível. As informações sobre os gastos públicos estão organizadas em quatro categorias iniciais: Estado, Municípios, Fornecedores e Consulta Avançada. Na categoria Estado, você encontra todas as agências estaduais (como a Universidade de Pernambuco, a Assembleia Legislativa de Pernambuco etc.) e suas receitas, despesas, obras, além de outros dados financeiros. Tudo em forma de tabelas e gráficos, para facilitar a visualização.

Na categoria Municipios, você encontra esses mesmos dados, mas, de acordo com as prefeituras. Que tal dar uma olhada nos gastos da prefeitura da sua cidade?  Já na categoria Fornecedores, podemos encontrar informações de quem recebe esse dinheiro público: que tipo de serviço foi prestado, quanto e quando foi liberado o valor pago à empresa, agência ou mesmo pessoa física.

Por fim, na categoria Consulta Avançada, você pode acessar informações mais detalhadas sobre os gastos em saúde e educação em cada município e qual a performance (através de indicadores) desse município em cada uma dessas áreas (por exemplo, dá pra ver a taxa de mortalidade e a nota do IDEB de cada município). Você ainda pode comparar esses dados e ver como cada município está usando seus recursos financeiros.

Por que isso tem a ver com o Politiquê?

Mas, por que exatamente o Politiquê? fez parte dessa matéria? A nossa visão de política passa pela cidadania ativa, dentre outras coisas. Ou seja, partimos da ideia de que cada um pode fazer a sua parte em favor do bem comum e que isso é fazer política no dia a dia.

Para que cada cidadão possa agir em favor do bem comum e com responsabilidade, ele precisa estar bem informado, certo? O Politiquê? trabalha para criar e divulgar esse tipo de informação sobre política de forma acessível e atrativa, principalmente para os jovens. E quando vemos uma instituição pública divulgando seus dados de forma interativa, como no portal Tome Conta, temos outra fonte desse tipo de conteúdo.

Sendo assim, fica mais fácil buscar informações sobre o uso de dinheiro público e usá-las em favor do bem coletivo, exercitando a cidadania e contribuindo para uma democracia mais participativa, que por sinal, também faz parte da nossa visão de política.

E então? Se animou a procurar saber em que é gasto seu imposto?

Se você não for de Pernambuco, que tal procurar saber se seu estado tem um portal assim?

E conta pra gente nos comentários o que você encontrou! 🙂

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA