No dia 12 de agosto, é celebrado pela ONU o Dia Internacional da Juventude. Este ano, a ONU determinou que o tema do dia será sobre tornar realidade a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Mas o que é a Agenda 2030?

Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 é uma lista de prioridades e objetivos a serem buscados pela comunidade global, de forma conjunta. Ela foi determinada em setembro de 2015, quando os líderes mundiais se comprometeram os seguintes objetivos:

Imagem: ONU Brasil (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/)
Imagem: ONU Brasil (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/)

CURIOSIDADE: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a continuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e segundo a ONU: “concluirão o que estes não conseguiram alcançar.”

2016 International Youth Day #YouthDay

Em 2016, o objetivo 12 foi escolhido para ser tema do dia 12 de agosto. O enviado da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi, fez o seguinte convite:

“Eu convido governos, fundações, organizações da sociedade civil e o movimento da juventude para marcar o dia destacando as contribuições positivas da juventude no desenvolvimento e comprometendo-se em se engajar com os jovens como parceiros na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Original em inglês no rodapé [1].

Você pode entender melhor os 17 objetivos nesse vídeo:

Vídeo da ONU Brasil explicando os 17 objetivos

Objetivo 12

O Objetivo 12 trata do Consumo e Produção responsáveis. Isso tem a ver com a preocupação com o futuro que construímos hoje, com nossas escolhas e com nossas atitudes.

Um dos dados fornecidos pela ONU afirma que:

  • “A população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050; o equivalente a três planetas seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais”. Fonte: ONU Brasil.

De onde virão esses recursos? O que pode ser feito para prevenir os impactos negativos ao nosso redor?

Nosso objetivo não é responder a essa resposta, apenas compartilhar essa preocupação com você, para que você possa refletir e quem sabe, contribuir de alguma forma?

Politiquê? e a Agenda 2030

Nós do Politiquê?, através do nosso trabalho, estamos contribuindo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. De que forma?

Principalmente através dos Objetivos de número 10 e 16: redução das desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes. Você consegue dizer porque?

Através da educação política e do empreendedorismo cidadão, queremos demonstrar que todo cidadão pode fazer a diferença na sociedade através de suas atitudes. O nosso sonho é por um Brasil de cidadãos ativos e conscientes, que tenham conhecimento das ferramentas da política, e contribuam com o desenvolvimento democrático de nossa sociedade. Dessa forma, os cidadãos que queremos formar são agentes de mudança com potencial de reduzir as desigualdades: a política é, afinal, um caminho para melhorar a vida das pessoas. Além disso, uma sociedade formada por cidadãos conscientes também é mais pacífica, já que o respeito às diferenças é compreendido e as instituições garantem o bom funcionamento da sociedade.

Além disso, somos jovens e trabalhamos com jovens. Ou seja, dia 12 de agosto é um dia de celebração para nós. E queremos convidar você a celebrar junto com a gente.

Para isso, preparamos a nossa homenagem e ao mesmo tempo campanha: uma imagem pra você colocar no seu perfil das redes sociais! _o/

Para participar, você deve:

1- Acessar este link: http://twibbon.com/Support/politiquê

2- Clicar em “Add to Twitter” ou “Add to Facebook” e fazer login na rede social escolhida

3- Depois disso, irá surgir uma janela com a sua foto atual do perfil e o ícone da campanha (se desejar, você pode mudar a foto em “Change image”).

4 -Ao final, basta clicar em “Add the Twibbon to Twitter (ou Facebook)” e.. feito!

Junto com a imagem, recomendamos que você compartilhe o seguinte texto explicativo:

“Os Objetivos da Agenda 2030 foram estabelecidos pela ONU em setembro de 2015 como compromisso a ser buscado por todas as nações e povos do mundo.  Eles promovem o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

A Juventude mundial foi convidada pela ONU a fazer parte dessa busca, já que seremos os mais afetados pelas consequências futuras de nossas ações de hoje. Convido você a se informar sobre o assunto e buscar alternativas de contribuir com os objetivos da Agenda 2030.

Para saber quais são os 17 objetivos, você pode acessar este link

#YouthDay #globalgoals #SustainableYouth ”

Vamos nessa?

#Partiu #YouthDay

Obs.: Caso você queira saber outras formas de se engajar, você pode ler aqui o Toolkit da ONU de sugestões de engajamento (em inglês).

Com carinho,

Equipe Politiquê?


[1]I invite governments, foundations, civil society organizations, and the youth movement to mark the day by highlighting the positive contributions of youth in development and by pledging to engage with youth as partners in the implementation of the SDGs,”

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAfinal, o que é o Mercosul?
Próximo artigo4 respostas que você procurava sobre as emendas parlamentares
Projeto Politiquê?
Somos um projeto social formado por voluntários que acreditam na educação política e na cidadania como ferramentas de transformação social. Nossa proposta é fornecer aprendizado sobre o aspecto institucional básico e sobre o funcionamento da política, e também promover valores cidadãos por meio do empreendedorismo cidadão. Nosso trabalho é voluntário e desvinculado de partidos ou de correntes ideológicas. Temos como compromisso o suprapartidarismo e a imparcialidade. Queremos oferecer uma linguagem dinâmica, acessível e de qualidade sobre os temas de política, cidadania e empreendedorismo cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA