Olá, tudo bem? 😀

Já conversamos aqui sobre a origem do Projeto Politiquê? e sobre algumas de suas iniciativas, não é mesmo? Agora, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre nossa equipe. Tenho certeza de que você deve estar bastante curioso para saber quem está por trás das nossas Ações, dos nossos posts, enfim, atuando nos bastidores.

Para isso, iniciaremos uma série de entrevistas com nossos membros a fim de que você possa conhecer um pouco mais sobre eles e sobre a visão de cada um a respeito do Politiquê?.

A estreante do nosso quadro será a pequena grande notável Karla Lira!

Karla lira

Primeiramente, não poderia deixar de dizer que trabalhar com Karla é massa demais! Karla é dedicada, organizada, sabe trabalhar em grupo e sempre está disposta a aprender e a ensinar.

Além de atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Politiquê?, ela é

Cientista Política, Pós Graduada em Gestão Empresarial e Adviser no programa miniempresa da Junior Achievement. Currículo de respeito, hein? 🙂

Apresentação feita, vamos ao nosso papo!

Politiquê?: Antes de ser membro do Politiquê? que imagem você tinha do Projeto?

Karla: Eu já acompanhava o projeto pelo Facebook, sabia do papel fundamental que vocês tinham ao descomplicar a política para os jovens, mas não sentia a verdadeira dimensão de quão grande, desafiador e necessário era esse papel. Só depois dos treinamentos e meu início no projeto a ficha caiu de verdade.

Politiquê?: O que te fez participar do processo seletivo da Ação Desenvolva? Como foi receber a notícia de que havia sido selecionada?

Karla: Eu estava há um tempo buscando um trabalho voluntário, entrava em diversos sites, mas nada despertou a minha atenção, sabe?

Mas aí Rob me falou do Desenvolva, e fiquei curiosa. Perguntei mais sobre o que eu iria fazer e, a princípio, entendi que eu iria somente desenvolver o projeto das aulas. E era exatamente o que eu estava procurando: fazer um projeto do zero, que ajudasse no desenvolvimento da organização e dos que iriam recebê-lo! Apliquei para a vaga e uns dias depois soube que eu tinha sido selecionada não só para desenvolver o projeto mas também para ser instrutora. Minha falta de jeito com os palcos me deixou aflita! Mas olhei a situação como um meio de melhorar essa fraqueza e aceitei o desafio.

Politiquê?: Conta um pouquinho sobre o que você já fez no Projeto Politiquê? e sobre o que está fazendo atualmente.

Karla: O nascimento do Desenvolva pode ser dividido em (1)elaboração do conteúdo e metodologia, (2)validação e (3)execução do piloto. Participei da primeira e última etapas, com mais quatro voluntários e nossa líder, Rachel. Minha experiência na concepção do projeto me ajudou a hoje fazer parte da equipe, na área de Pesquisa e Desenvolvimento, que planeja novos projetos para o Politiquê?

Politiquê?:  Como foi a experiência de preparar as aulas para a Ação Desenvolva?

Karla: Posso dizer que todos os nossos encontros de sábado pela manhã/sexta à noite foram bastante inspiradores! Cada voluntário tinha uma experiência diferente, o que ajudou bastante nas várias sessões de brainstorming que fazíamos para tentar criar um conteúdo leve e empolgante para os alunos. Todos opinavam sobre tudo, mas eu, junto com outro voluntário, Gabriel, ficamos responsáveis por desenvolver o conteúdo de Empreendedorismo Social. Para quem, até agora, só ouvia falar de instituições políticas, política comparada ou políticas públicas, achei que não ia dar conta! Mas acabei me apaixonando pelo tema e até hoje ele está presente na minha vida.

Politiquê?:  E a experiência de aplicar a Ação em sala de aula?

Karla: De início foi bem complicado para mim. A sala que eu e Gabriel estávamos era bem agitada, e no início não sabia muito como lidar com os alunos, mas fui me adaptando. Os alunos respondiam muito bem às inquietações que trazíamos para eles e isso nos deixou muito empolgados com o desenvolvimento das aulas. Mas como em qualquer projeto, também tinham umas pedras no caminho, como “tarefas” não feitas por eles que mudavam todo o cronograma da aula, e nos deixavam muito apreensivos: será que eles conseguirão entregar o projeto final?

Politiquê?:  Qual foi o momento mais marcante durante sua trajetória no Politiquê?

Karla: O momento mais marcante foi justamente a entrega dos projetos dos alunos no Desenvolva!. Ver que o nosso recado foi dado, e eles estavam desenvolvendo projetos sociais, abrindo os olhos para a necessidade de serem ativos em seu meio foi revigorante. As esperanças se renovam e você sente que “plantou a sementinha”.

Último dia de aula da Ação Desenvolva! na EREM Olinto Victor
Último dia de aula da Ação Desenvolva! na EREM Olinto Victor

Politiquê?: Você poderia listar cinco coisas que você aprendeu como voluntária do Projeto Politiquê?

Karla:

  1. Você é da área X, mas estão te pedindo para fazer Y? Não se desespere! É aí, no diferente, que você vai se surpreender
  2. Empoderar jovens com conhecimento é o melhor que posso dar para construir uma sociedade mais democrática
  3. Política não pode ser, ela é legal!
  4. A diversidade nos faz mais fortes
  5. Eu tinha medo de dar aulas. Pois é, eu tinha

Politiquê?: Como você descreveria o clima organizacional do Projeto?

Karla: Diverso, jovem, inovador, leve e comprometido!

Politiquê?: Como você imagina o Politiquê? daqui a 5 anos?

Karla: Estaremos com esse e outros projetos sendo desenvolvidos nas escolas de todo o Brasil

Politiquê?:  Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Politiquê?

Karla: Se você acha que os jovens precisam aprender mais e melhor sobre política, sente que esse conhecimento é indispensável para a construção de uma sociedade mais ativa, venha, mas venha com vontade e inspiração, que você será abraçado com força!

Karla, você é massa demais! Obrigada por fazer parte da equipe Politiquê?!


[1] Robertson Novelino – membro de Pesquisa e Desenvolvimento

[2] Rachel Duarte – Diretora da área de Pesquisa e Desenvolvimento

 

DEIXE UMA RESPOSTA