A ONU, sigla para Organização das Nações Unidas, engloba todos os 193 países[1] atualmente existentes, sendo a mais importante organização intergovernamental. A história da ONU é bem interessante, na verdade, pois tem tudo a ver com a história mundial.

onu
Foto: Divulgação ONU

Essa tal de “globalização”, da qual todos falam tanto, na verdade não é um fenômeno tão recente assim. Já no início do século XX, tivemos a formação da Liga das Nações, que tinha o objetivo de assegurar a paz mundial. O resultado desastroso da Primeira Guerra Mundial levou as potências da época a se unirem em prol de resoluções pacíficas para os conflitos entre as nações. A Liga se formou, inclusive, no mesmo tratado que encerrou oficialmente a guerra: o Tratado de Versalhes, de 1919.

liga das nações
A primeira reunião da Liga das Nações. Foto: http://flashbak.com/the-league-of-nations-a-pictoral-survey-1925-40649/

A Liga, em seus anos de funcionamento, chegou a ter sucesso em algumas questões, como a crise de refugiados na Guerra entre Grécia e Turquia. Porém, um outro fato histórico, que você certamente já sabe qual é, ocorreu e trouxe consequências ainda mais brutais que a Primeira Guerra, vindo a demonstrar a incapacidade da Liga em manter a paz: a Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler inspeciona uma formação de soldados em Nuremberg, 1935 Foto: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2317751/Hitlers-holiday-snaps-revealed-author-publishes-archive-aerial-reconnaissance-photographs-Britain-taken-Luftwaffe-World-War-Two.html
Adolf Hitler inspeciona uma formação de soldados em Nuremberg, 1935
Foto: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2317751/Hitlers-holiday-snaps-revealed-author-publishes-archive-aerial-reconnaissance-photographs-Britain-taken-Luftwaffe-World-War-Two.html

Uma vez atestado o fracasso da Liga, os estadistas dos principais países Aliados da Segunda Guerra, isto é, Churchill (Império Britânico), Stalin (União Soviética) e Roosevelt (Estados Unidos da América), vislumbraram em 1943 a sua extinção e a criação de um novo órgão de manutenção da paz: a Organização das Nações Unidas.

Em junho de 1945, durante a Conferência sobre Organização Internacional, na qual representantes de 50 países se reuniram em São Francisco, nos Estados Unidos, foi finalmente elaborada a Carta das Nações Unidas. A ONU, entretanto, só passou a existir oficialmente em 24 de outubro daquele ano (por isso, o “Dia das Nações Unidas” é o 24/10).

Trivia: a delegação brasileira enviada à Conferência de São Francisco contou com a presença de uma mulher (o que era extremamente ousado para a época). Bertha Lutz, biológa brasileira, ajudou a redigir o texto definitivo da Carta das Organizações das Nações Unidas. Durante a reunião, trabalhou para garantir que o preâmbulo fosse redigido mediante o compromisso com a igualdade – entre homens e mulheres e entre as nações!

Foto: http://minasprogramam.com/bertha-lutz/
Bertha Lutz. Foto: http://minasprogramam.com/bertha-lutz/

A sede da ONU é em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seus principais órgãos são: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Secretariado, e o Tribunal Internacional de Justiça. Além destes, é de extrema importância o Conselho de Direitos Humanos, que promove e fiscaliza a proteção desses direitos, bem com propõe tratados internacionais sobre o tema.

Clicando aqui, você pode dar uma espiada no site da ONU Brasil para conhecer as funções de cada um desses órgãos!

Com base na Carta da ONU, podemos dizer que ela atua com os objetivos de manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; promover a cooperação internacional para resolver os problemas de caráter econômico, social, cultural ou humanitário; e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos.

Bacana, não? Nada como conhecer melhor as instituições por trás das siglas para ficar por dentro dos temas e notícias atuais. Fiquem ligados, em breve nós vamos compartilhar mais uma organização internacional por aqui 🙂 Enquanto isso, que tal navegar pelo canal oficial da ONU no Youtube? Tem Retrospectiva 2015, tem informação sobre Zika vírus, tem um pouco de tudo!

Assista aqui: https://www.youtube.com/user/unicrio


[1] Na verdade, há alguns países que a ONU não reconhece como tais, por isso não estão na lista. Quer saber quais são? Clica aqui  

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTudo que você precisa saber sobre a Defesa Civil em 6 perguntas
Próximo artigoAs lições que aprendi como líder do Politiquê?
Mariana Brito Arcoverde
Advogada, mestranda em Direitos Humanos e chocólatra. Filha de mãe pedagoga e pai funcionário público, seria impossível eu não me apaixonar por uma proposta que envolve educação e política! Sim, até porque sei que muito do que sou hoje eu devo à minha formação crítica, cidadã e questionadora, que foi construída na convivência de muitas pessoas que transmitiram pra mim um pouco do seu conhecimento. Hoje, me sinto não com o dever, mas com a honra de devolver para a sociedade uma parte dessa educação e aprendizado através do Politiquê?. Entrei como embaixadora e estou até hoje, dividindo com a equipe esse sonho coletivo de utilizar a política e os direitos de cidadania como ferramentas de mudança e impacto social.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA